COVID-19: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

O que é o Novo Coronavírus?
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos.
Quais são os sintomas do Coronavírus?
Os sintomas aparecem após 2 até 14 dias após a infecção. Qualquer pessoa pode apresentar sintomas leves ou severos da doença.
Veja uma lista dos sintomas mais comuns, que podem estar presentes isoladamente ou diferentes combinações.
- Febre ou calafrios
- Tosse
- Falta de ar
- Fadiga
- Dores pelo corpo
- Dor de garganta
- Dor de Cabeça
- Coriza
- Diarréia
- Náuseas
- Anosmia (ausência de olfato)
Diferenças entre os testes para a COVID-19
RT-PCR:
É o teste que mostra se o paciente está com a doença. É uma metodologia padrão ouro, que se utiliza de biologia molecular para detectar diretamente o SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente. O teste é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 em pacientes sintomáticos e pode detectar a carga viral até o 12º dia de sintomas. É um teste confirmatório que possui alta sensibilidade.
Sorologia IGG/ IGM
São exames que mostram se o paciente já teve a doença. Ele detecta anticorpos IgM e IGg ou IgA e IGg, produzidos na reação imunológica do organismo à infecção. Sua realização é recomendada a partir do 10º dia do início dos sintomas. O teste apresenta baixo valor preditivo negativo, o que significa que um resultado negativo não exclui a presença da doença.
Antígeno
O teste de antígeno para Covid-19 é realizado para identificar a infecção atual de coronavírus em indivíduos, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de COVID-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.
Como prevenir do Novo Coronavírus?
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado. - Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.
- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.
Fonte: Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais
Ministério da Saúde